Apresentação geral da Bíblia

1. Significado da palavra “bíblia”.

Essa palavra vem do grego biblos (βίβλος), que quer dizer “livros”, e não necessariamente denota literatura religiosa.  O diminutivo se aproxima ainda mais de nosso português: bíblion = “livrinhos”. A Bíblia é, portanto, não apenas um livro, mas uma coleção de livros, uma “biblioteca”! Existe várias bíblias, de matemática, gastronomia, direito etc. A que nos referimos aqui recebe comumente nas capas o adjetivo “sagrada” para se distinguir de outras literaturas. A Bíblia Sagrada deixa transparecer por si mesma sua singularidade, visto que nenhuma imaginação humana poderia conceber uma obra comparável a ela em profundidade, de imortalidade e de beleza insuperável.

2. A importância da Bíblia

  • É antes de tudo palavra de Deus, útil para ensinar, corrigir, educar na justiça a fim de que o homem e a mulher sejam perfeitos e capacitados para toda boa obra (2Tm 3,16s);
  • É experiência fundamental do nosso relacionamento com Deus, portanto, não apenas literatura;
  • Ela mostra como é Deus, como deve ser o homem e a mulher de fé e como deve ser nossa atitude pessoal e comunitária frente a essa fé;
  • Foi escrita entre o ano 1250 a.C e o ano 100 d.C, aproximadamente. Ou seja, ela levou mais de mil anos para ficar pronta. Tem relevância não apenas religiosa e teológica, mas também cultural e histórica, pois conseguiu atravessar e iluminar gerações por mais de três milênios;
  • Muitos tentaram reduzi-la à literatura, como se isso fosse o mais alto louvor. No entanto, há inúmeras literaturas e uma só Bíblia Sagrada!

3. Condições para ler a Bíblia

  • FÉ – A fé revela (“tira o véu”), faz a gente ultrapassar os limites do conhecimento e nos leva a ter uma experiência: “Provai e vede como o Senhor é bom” (Sl 34,9);
  • ORAÇÃO – A oração é o ponto mais alto, mais intenso de nossa intimidade com Deus. A Bíblia é a mais rica fonte de oração e espiritualidade. A exemplo temos as expressões dos Salmos, hinos, preces, lectio divina (leitura orante) etc. A Bíblia exige e suscita ao mesmo tempo o espírito de oração e escuta;
  • A VIDA EM UNIÃO COM DEUS – É a primeira condição para compreender a Bíblia, pois ela também é um convite todo especial à conversão do(a) leitor(a). Confira Deuteronômio 6,4-5;
  • RESPEITO – Pois é um diálogo com Deus que nos fala através de seu Espírito.

4. A graça da leitura

  • Conhecemos um livro lendo-o, nada substitui a leitura pessoal;
  • A Bíblia é como um país a ser descoberto, num mundo complexo e vivo, para conhecê-lo todo é preciso percorrê-lo e ambientar-se;
  • A leitura deve ser feita com muita simplicidade, grande confiança e o fervor de quem se dirige a Deus, pois ela nos introduz logo na sua intimidade;
  • Recomendamos uma leitura contínua e diária da Bíblia, não se preocupando com trechos difíceis e querendo entender tudo, a análise fica para um estudo à parte.

5. O estudo da Bíblia

  • A Bíblia foi escrita a partir de acontecimentos da experiência do povo de Deus, nesse sentido, podemos estudá-la também como literatura;
  • É preciso saber: o contexto histórico, a época, as intenções, o estilo de cada autor(a), influências, processos de composição, os vocabulários e seu emprego etc.;
  • A ausência desses detalhes acima pode acarretar em ideias e posturas não adequadas frente à palavra de Deus como fundamentalismo, moralismo, espiritualismo, racionalismo, superstição etc.;
  • “Para bem conduzir a atualização, a interpretação da Escritura pela Escritura é o método mais seguro e o mais fecundo” (Doc. “A interpretação da Bíblia na Igreja”).

6. As línguas da Bíblia

  • HEBRAICO – É uma escrita de formato quadrático composta por 22 consoantes. Nesse idioma foram escritos todos os livros protacanônicos do AT (Antigo Testamento).

  • ARAMAICO – Língua falada pelos cananeus, que eram bons comerciantes da Mesopotâmia, na Ásia Menor e nas costas do Mediterrâneo. Idioma comercial e internacional, língua dos diplomatas e das chancelarias. Em aramaico temos trechos dos protacanônicos do AT (Esd 4,8 – 6,18; 7,12-26; Dn 2,4 – 7,28; uma frase em Jr 10,11 e duas palavras em Gn 31,47.

  • GREGO – Era a língua oficial de Roma e seu império. Todos os livros do Novo Testamento, Sabedoria, 1 e 2 Macabeus foram escritos em grego. Além disso, os livros e fragmentos Deuterocanônicos do AT, cujos originais se perderam, encontram-se em tradução grega: 1Mac, Jt, Tb, algumas seções de Daniel (Dn 3,24-90; 13-14) e os acréscimos de Ester 10,4 – 16,24 (Vulgata latina).

7. A composição da Bíblia

  • CERÂMICA – É o tipo de escrita mais antiga que a humanidade conheceu. Feita sobre tijolos de argila, também chamada “escrita cuneiforme”;
  • PAPIRO – Tiras de papel feitas a partir da árvore de papiro, originária do Egito;
  • PERGAMINHO – Couro curtido e preparado de carneiro, chamado assim por ter sido usado pela primeira vez na cidade de Pérgamo, na Turquia, há 200 a.C. Veja abaixo, na ordem apresentada, os três materiais:

8. Curiosidades

  • A divisão da Bíblia em capítulos é de autoria do inglês Stephen Langton, arcebispo da Cantuária, e foi realizada no ano de 1214;
  • Já a divisão dos capítulos em versículos foi feita, em definitivo, em 1551, pelo tipógrafo Roberto Stefano;
  • A Bíblia Hebraica (Tanakh) contém 39 livros (Antigo Testamento); a Bíblia Protestante contém todos esses 39 + os 27 do Novo Testamento, totalizando 46; A Bíblia Católica segue o cânon da Bíblia Grega (Septuaginta) com seus 73 livros; A Bíblia ortodoxa contém 80;
  • A Bíblia Católica tem 1.334 capítulos e 35.774 versículos.

9. Gêneros Literários

São diferentes estilos de texto. Não de pode confundir um texto poético com histórico, ou ler um salmo como se fosse um texto legislativo (de leis), apenas para exemplificar. Dividem-se, assim, alguns dos mais conhecidos gêneros literários encontrados na Bíblia:

  • Narrativo;
  • Mítico;
  • histórico;
  • Legislativo;
  • Poético;
  • Sapiencial;
  • Profético;
  • Apocalíptico;
  • Parabólico;
  • Cântico.

10. Como ler uma citação

As citações bíblicas têm sempre a seguinte ordem: título do livro (podendo ser abreviado), capítulo e versículo. Exemplo: Jo 10,10. Esta citação lê-se assim: Evangelho de São João, capítulo dez, versículo dez. As Bíblias protestantes costumam separar capítulos e versículos com dois pontos, então essa citação ficaria “Jo 10:10”. De qualquer forma:

  • A vírgula ( , ) ou dois pontos ( : ): separa capítulo de versículo;
  • O ponto ( . ): significa um salto;
  • O traço ( ): demonstra duração;
  • O ponto e a vírgula ( ; ) separa uma citação da outra;
  • Um esse ( s ): versículo seguinte;
  • Dois esses ( ss ): versículos seguintes, até onde o(a) leitor(a) se interessar;
  • a, b, c (1ª, 2ª ou 3ª frase);
  • Quando o livro tem um só capítulo – Ex.: Jd 3 (esse número significa o versículo e não o capítulo).

11. Deus fala por meio de homens e mulheres!

  • O autor da Bíblia é Deus. Não foi Ele ou Jesus, porém, quem a escreveu;
  • Os(as) autores(as) da Bíblia foram inspirados(as) pelo Espírito Santo, que lhes falava ao coração, esses homens e mulheres são também chamados com o termo grego “hagiógrafos” (autores(as) sagrados(as). Não sabemos quantos são, exatamente, apenas sabemos que são muitos(as). A Bíblia foi escrita em “mutirão”.

“Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos nossos Pais pelos Profetas; agora, nestes dias, que são os últimos, falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e pelo qual fez os séculos” (Hb 1,1s).

  • Para baixar o conteúdo em formato de apresentação de slides (Power Point), clique abaixo:

APRESENTAÇÃO GERAL DA BÍBLIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *