Confira nosso artigo que se transformou no oitavo capítulo do livro “EspiritualidadeS: múltiplos olhares“, organizado pelos professores Clóvis Ecco e José Reinaldo Martins Filho, do programa de pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Os artigos selecionados são frutos da disciplina “Espiritualidade, holismo e consciência planetária”, ministrada em 2020 e 2021 pelos organizadores. Com olhar atento à realidade do tempo presente, as abordagens contidas no livro contemplam a multiplicidade que o termo “espiritualidade” tem ganhado nas últimas décadas.
Tendo presente as dinâmicas heurísticas que o tema da espiritualidade tem trazido aos campos intelectual, religioso e social, como também o grande despertar de interesse por esse objeto na contemporaneidade, embora com difícil delimitação conceitual, nosso capítulo se propõe a extrair pistas de reflexão que ajudam na sistematização de uma espiritualidade a partir da humanidade no pensamento do filósofo, teólogo e rabino Abraham Joshua Heschel (1907-1972).
Para tanto, partimos de importantes aspectos da doutrina antropológica deste pensador, dialogando com pesquisadores(as) que também tocam a temática, a fim de somar luzes e ajudar aos homens e mulheres de hoje a encontrarem-se cada vez mais consigo mesmos ou com o sentido da vida. Neste percurso, nos deparamos com uma espiritualidade de encontro, de autoconhecimento e alteridade, marcada pelo cuidado e preocupação de/ para com Deus, com o outro e com o mundo, perpassando a busca pelo sentido último da existência, a responsabilidade humana e o papel da religião nessa caminhada transcendental.
Consideramos o resgate da espiritualidade da imagem divina no humano como um dos maiores contributos de Abraham Heschel para o pensamento religioso contemporâneo, ideia suprimida pela antropologia moderna e “secular”, realocando agora a humanidade para uma posição única perante à natureza e o transcendente.
O e-book pode ser baixado gratuitamente ou comprado o livro no formato físico pelo site da Editora Fi. Clique aqui para ter acesso ao e-book integralmente. Abaixo dispomos em anexo o PDF de nosso oitavo capítulo. Boa leitura!