Orientações para um estudo bíblico

A primeira condição para se iniciar um estudo bíblico, seja pessoal ou comunitariamente, é o real desejo. Depois, a perseverança, sem se preocupar com trechos ou dificuldades iniciais. Por fim, é indispensável o contato contínuo com o texto sagrado. Não há receita mágica! A Bíblia é palavra de Deus, mas também palavra humana e literatura, uma aventura conjunta entre Deus e o ser humano. Nesse aspecto literário ela não se diferencia dos demais livros, portanto, só a conheceremos… Lendo-a! Essa leitura deve ser feita com muita simplicidade, grande confiança e fervor de quem se dirige a Deus, pois ela nos introduz logo na sua amizade.

Se você quiser uma recomendação de como começar, nossa recomendação não é imediatista. Se perguntar pelo melhor método de leitura e estudo vai encontrar, com certeza, várias indicações, mas o nosso é o melhor de todos: a leitura integral e contínua, “de cabo a rabo”, de ponta a ponta, de Gênesis a Apocalipse! Jesus não é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim? (Ap 22,13). O conteúdo da Bíblia é essa saga divino-humana, começando pelo primeiro homem de barro até o último homem espiritual e ressuscitado. Somente desse modo vamos ficar a par de onde vem e para onde vai a palavra de Deus. Às vezes uma leitura “solta” e “remendada”, sem uma sequência ou lógica pode gerar mais confusão do que se imagina. O método aqui proposto não é um atalho, mas uma “porta estreita”, ele pode ser o mais difícil, no entanto,

este mandamento que hoje te ordeno não é excessivo para ti, nem está fora do teu alcance. […] Sim, porque a palavra está muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática (Dt 30,11.14).

Não tenha pressa, mas não perca tempo! Se você ler assiduamente quatro ou cinco capítulos da Bíblia por dia, em menos de um ano a terá lido inteirinha… Não lemos para decorar, mas para se familiarizar com o plano divino da salvação. Ela é como um continente a ser descoberto, vivo e complexo, mas depois que criamos intimidade, torna-se uma grande aliada da nossa vida espiritual. Caso deseje baixar um esquema em PDF para impressão e ir anotando sua leitura diária, clique nesse arquivo: Meu Diário Bíblico. Já adiantamos que será uma aventura inesquecível. Caso já tenha feito essa leitura, as indicações seguintes também serão úteis.

Essa primeira leitura integral deverá ser “corrida”, isto é, sem paradas para comentários ou leitura de introduções e notas de rodapé. Leia por ler. Deixe suas dúvidas para um segundo momento, especialmente para um curso de iniciação bíblica feito preferencialmente em sua comunidade. Já a segunda leitura ou estudo poderão ser mais pausados, com anotações, grifos, leitura de introdução aos livros/seções e notas.

Uma outra dica importante é acompanhar a liturgia diária proposta por sua comunidade eclesial, assim é que o(a) fiel vai assimilando melhor a Palavra na vida e aprendendo uma interpretação conjunta. É óbvio que podemos compreender a Bíblia com um certo esforço pessoal, no entanto, não podemos esquecer do que ela diz de si mesma:

Antes de mais nada, sabei isto: que nenhuma profecia da Escritura resulta de interpretação particular, pois que a profecia jamais veio por vontade humana, mas os homens, impelidos pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus (1Pd 1,20-21).

Se você faz parte de uma comunidade de fé, é indispensável que invoque sempre o Espírito Santo antes de ler a Bíblia e lhe peça inspiração e o auxílio de seus dons. O Credo niceno-constantinopolitano assim se refere à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: “Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas”. As três pessoas divinas nada escreveram, foi o Espírito Santo que falou no coração dos homens e mulheres, em especial aos profetas, ou seja, Deus é o verdadeiro autor da Sagrada Escritura, e é seu Espírito que concede o verdadeiro entendimento de seus mistérios. Os hagiógrafos (autores sagrados) são apenas seus “secretários”. Caso queira um modelo de oração para antes de ler a Bíblia, esta de São João Crisóstomo (séc. IV) é muito indicada:

Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.

A Palavra de Deus é a mais pura e rica fonte de espiritualidade. Preparamos um artigo, caso você queira aprender sobre o método de leitura orante da Bíblia (Lectio Divina). Para acessá-lo clique aqui! Mas somente a oração não basta. Nós dispomos de outras ferramentas. “Desde a infância conhece as Sagradas Letras” (2Tm 3,15). Jesus disse que não veio tirar nem um “i” da Lei, mas dar pleno cumprimento (Mt 5,18). Ele era um profundo conhecedor da Bíblia de seu tempo, à época composta pela Lei, alguns escritos, salmos e profetas. É vivamente recomendável que você disponha de uma Bíblia de estudos. Recomendamos a Bíblia de Jerusalém, TEB (Tradução Ecumênica da Bíblia), Bíblia do Peregrino ou Ferreira de Almeida (versão para estudo). Essas edições são compiladas especialmente para estudos mais aprofundados da Bíblia, seus textos e comentários são de uma riqueza incalculável.

DURANTE O ESTUDO:

  • Procure sempre um lugar tranquilo. O silêncio exterior ajuda a ordenar nossas ideias e a proporcionar concentração. Tente criar, caso não tenha, um ambiente de estudo e reflexão;
  • Defina o melhor horário de seu dia. Nosso cérebro não acorda bem exatamente quando acordamos ou levantamos. Perceba qual o horário em que você melhor consegue se concentrar. Esse pode ser o melhor momento de seu estudo e leitura;
  • Tenha disciplina. O hábito também gera aprendizado, e a aprendizagem também passa pela repetição de nossos atos. Não queira fazer ou entender tudo de uma vez, lembre que estamos no processo;
  • Beba água e se alimente bem. Nosso cérebro é composto basicamente de água e gordura. Quando ele não está bem, é normal que estejamos indispostos, que sintamos dor de cabeça ou cansaço mental;
  • Procure uma posição corporal confortável. Mantenha sua coluna reta e seu corpo relaxado, o que não é a mesma coisa que “largado(a)”. Pequenos alongamentos ou exercício(s) físico(s) antes da leitura e estudo ajudam a tirar tensões e desconfortos;
  • Esqueça um pouco o celular. Perdemos muito tempo nos distraindo no mundo das mídias e aplicativos e isso pode acarretar na falta de qualidade daquilo que produzimos. Por isso, desligue-o, ponha no modo silencioso ou, se der, desligue a internet se costuma ler por smartphone, tablet ou computador;
  • Comece a montar sua biblioteca particular. Dê preferência a edições diferentes de Bíblia para fazer comparações, especialmente das edições de estudo, depois a adquirir boas introduções e comentários que lhe ajudarão a aprofundar seus conhecimentos. Indicamos aqui “A Bíblia, sua origem e sua leitura”, do jesuíta Johan Konings (Editora Vozes) pra uma boa iniciação;
  • Tome nota do que achou importante. Se não gostar de rabiscar a Bíblia, faça isso em uma folha ou caderno à parte, a anotação é importante porque você utiliza mais de um sentido (visão, tato, afeto) e isso ajuda na apreensão/ memorização. Quando você escreve manualmente o cérebro registra e difere uma letra da outra, o que não ocorre quando teclamos ou grifamos o texto;
  • Esteja atento aos personagens que aparecem no texto, lugares, palavras-chave, palavras repetidas, verbos (são eles que dinamizam e dão vida ao texto!) e à emoção que o texto lhe causa. É incrível que a cada leitura de um mesmo trecho você pode descobrir coisas diferentes;
  • Mais tarde, você poderá saber mais sobre o contexto histórico, a época, as intenções, o estilo de cada autor, influências, processos de composição, os vocabulários e seu emprego etc., elementos indispensáveis para uma correta interpretação. Porém, o que importa nesse momento é a atenção que se cria ao texto.

A busca pelo sentido mais fiel das Sagradas Letras tem sido uma árdua e apaixonante luta de inúmeros homens e mulheres na história da religião desde os Padres da Igreja, como São Jerônimo (séc. IV), ele disse que “ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo”. Por isso, um conhecimento mais crítico e profético da Bíblia pode nos aproximar ainda mais do espírito original e de sua cultura para que possamos fazer uma correta hermenêutica, isto é, uma leitura atualizada e coerente da Bíblia, evitando controvérsias, distorções e fundamentalismos exagerados. Uma leitura feita de qualquer forma pode tornar-se um grande perigo, gerando fanatismo, racionalismo, moralismo, espiritualismo, e tantos outros “ismos” que destroem cada vez mais a reputação da Bíblia e das religiões bíblicas.

—Por isso, procure participar de outros encontros, eventos e formações de mesmo cunho, buscando atualizar-se cada vez mais. Vivemos em um mundo onde as transformações ocorrem de modo rápido e brusco, ao mesmo tempo em que estamos na era da velocidade da informação. Isso tem ajudado muito a democratizar o acesso ao conhecimento. Seja curioso, não leve dúvidas para casa, mas saiba selecionar as informações, não queira saber tudo (até porque isso é impossível), apenas tenha foco. Não se trata de uma corrida, mas de uma caminhada! Quem corre tropeça, quem caminha uma hora chega.

“Para bem conduzir a atualização, a interpretação da Escritura pela Escritura é o método mais seguro e o mais fecundo” (Documento “A Interpretação da Bíblia na Igreja”, IV, A.2.).

Já nos segue no Instagram? A gente se encontra lá com muita novidade, clica aqui: @rapadurateologica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *